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Home Office – A cara da exploração!

O HO foi aplicado em caráter de emergência, quando a pandemia estava começando no país. Foi muito importante, pois salvou muitas vidas!

Nós continuamos a defender o HO até que todos estejam vacinados.

Mas a Caixa, como os demais bancos, buscou aproveitar-se disso para fazer ataques aos direitos dos trabalhadores. Primeiro, é importante lembrar as dificuldades para colocar as pessoas em HO e depois para mantê-las, pois a Caixa ensaiou o retorno de vários setores, mais de uma vez!

No começo do trabalho em casa, a maioria das pessoas gostou. Elas ficaram felizes em primeiro lugar, por não precisarem se expor aos riscos do contágio na pandemia. Em segundo lugar, porque é muito mais cômodo executar o serviço em casa, sem precisar fazer o deslocamento todos os dias para o trabalho.

Passado um ano desde que começou o trabalho remoto, as coisas mudaram. Hoje muita gente está reclamando e cresce cada dia mais o número de descontentes com o HO.

“Minha casa virou um escritório”

Essa foi a reclamação que ouvimos de uma colega. Ela disse que sua casa é pequena e não tem um ambiente fechado, um cômodo para colocar o computador da Caixa. Então o computador fica na sala e toda vez que ela passa por lá, ou vai assistir a TV, dá de cara com o equipamento da Caixa.

Segundo ela, não dá para saber o que é a casa e o que é o escritório. Os ambientes estão misturados e isso vai trazendo um aborrecimento, uma sensação ruim. Parece que não dá para se desligar do trabalho.
Outros colegas falam da falta de concentração para executar o trabalho. “Tenho meu marido, filhos, cachorro, tudo que interfere e atrapalha na execução do meu trabalho.”

Gastos pessoais – estamos pagando para trabalhar!

A Caixa não deu nenhum auxílio para as pessoas trabalharem em casa, utilizando sua energia elétrica, água, internet e mobiliário pessoal. Agora, para logar o VPN também tem que ter o celular pessoal.

Alguns colegas já reclamaram que seu aparelho não comporta mais nenhum APP para instalação, mas a Caixa não está nem aí, quem não instalar o aplicativo não poderá logar para trabalhar em casa!

A internet as vezes é muito fraca, mas suficiente para o uso da família. Porém, para executar o trabalho da Caixa precisa mudar o plano de internet e pagar mais caro.

Não tendo mobiliário ergonômico e tendo que ficar o dia inteiro, todos os dias, acaba-se por começar a sentir dores na coluna. A solução é cada um comprar sua cadeira e bancada, antes de ficar doente.

Desrespeito com a jornada de 6 horas e outros

Na Caixa, diferentemente de outros bancos, quem está em trabalho remoto não faz o registro de ponto. Pode-se abrir o computador e deixá-lo funcionando desde manhã até a noite, inclusive nos fins de semana e feriado.

Além disso, os gestores estão abusando. Mandam mensagens cobrando metas e outras coisas, a qualquer hora, manhã, tarde e noite. Mesmo quando as pessoas estão de férias ou licença recebem mensagem de cobranças.

“Eu estava de luto, em Licença Nojo, e meu gestor mandou mensagem cobrando minha produção das metas!”, falou uma colega.

Outra colega disse; “Estava de férias e recebi mensagem do gestor que eu deveria assinar Acordo no 4.1, de trabalho remoto e fazer a instalação do MFA para acessar o VPN. Mas a assinatura do Acordo era até o dia 04/04 e eu só voltei ao trabalho no dia 05/04!”

Depois disso ela teve muitos problemas para conseguir regularizar a situação, inclusive tendo que sair de casa e ir ao local de trabalho, saindo do isolamento social. Nas férias ela não viajou para não precisar sair de casa, e depois teve que sair para ir ao trabalho!

Também existem muitos colegas, de várias áreas, reclamando do aumento das metas. Esse é outro problema, pois ao trabalhar em casa os gestores estão dizendo que é para trabalhar por produção e não por jornada.

Aliás, o Acordo no 4.1 fala exatamente isso! O Acordo é um contrato por produtividade.

Com esse aumento das metas, somado aos problemas domésticos que interrompem o trabalho, à falta de energia elétrica ou internet, que causam descontinuidade e intermitências, muitos estão ficando das 8 horas da manhã às 20 ou 21 horas, para dar conta do serviço.

Adoecimento, e a Caixa se recusa a reconhecer isso!

O resultado não poderia ser outro: Adoecimento mental. Muita gente está indo ao psicólogo, psiquiatra, procurando ajuda profissional para poder dormir e sentir-se melhor.

Insônia, irritação, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, de Burnout são todas as enfermidades que estão acometendo empregados da Caixa. Os que não se derem conta dessa situação podem estar fazendo coisas erradas, como uso excessivo de bebida alcoólica, para aliviar os sintomas, o que evidentemente não resolve e ainda agrava mais o problema.

Agora, a situação mais incrível disso é que os trabalhadores ao tentarem abrir uma CAT, com um atestado médico confirmando o quadro da doença adquirida pelo trabalho, a Caixa tem se recusado a fazer a CAT!

Isso porque o excesso de CAT determina que a empresa pague uma multa ao INSS. Então a Caixa simplesmente se recusa a abrir CAT, dificultando a vida do trabalhador, que já se encontra debilitado pela doença.

A orientação que estamos dando é para que os trabalhadores procurem o sindicato para fazer a abertura dessa CAT. Ela é importante porque, entre outras coisas, ajuda na contagem do tempo de serviço durante as licenças médicas.

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