A corrupção é um tema que sempre causa revolta ao povo brasileiro, pois com tanta miséria, tanto sofrimento vivido pelos trabalhadores, como aguentar as notícias de que no governo e outros órgãos do estado estão havendo corrupção, com gente se enriquecendo numa verdadeira farra.
Bolsonaro se elegeu com essa bandeira de combater a corrupção e usou a imagem das forças armadas para ganhar a confiança dos trabalhadores de que realmente aconteceria o combate a ela.
Mas, mal foi eleito e começaram aparecer os podres da família Bolsonaro, envolvidos em vários casos de ilegalidades e corrupção. E os próprios militares foram se demonstrando corruptos – logo no início ocorreu a prisão do militar traficando cocaína num voo oficial à Espanha.
Agora, na CPI da Vacina estão aparecendo vários militares envolvidos em corrupção na questão da compra de vacinas.
Mas, o que aconteceu com as Forças Armadas, foram corrompidas pelo Bolsonaro?
Desconhecer a história faz a gente repetir erros. Infelizmente, após a Ditadura Militar terminar no Brasil, nenhum governo fez uma verdadeira auditoria dos governos daquela época, seja para apurar os crimes humanitários, seja para os crimes de corrupção.
Essa negligência deixou uma impressão que é extremamente enganosa, a ideia de que na época da Ditadura Militar não havia corrupção.
Governos Militares foram tão corruptos quanto outros
Em uma matéria no UOL, de 01/04/2015, a Manchete do Site chamava a atenção para 10 casos de corrupção na ditadura militar
A reportagem demonstrava casos com envolvimento com o crime organizado, mordomias, utilização de recursos públicos para enriquecimento pessoal, etc.
A Revista Super Interessante, da Editora Abril, fez em 27/12/2018, uma matéria falando da corrupção na Ditadura Militar. Mas, começou informando que o Golpe de 64 iniciou com o slogan de combate à corrupção.
Portanto, a corrupção tem sido mote campanha, não é de hoje!
Mas, diferente de hoje, naquela época em que os militares estavam no poder, a imprensa era silenciada, proibida de falar das corrupções. Isso mesmo, não só havia corrupção, mas havia autoritarismo e censura, proibindo a divulgação dos escândalos de corrupção.
Por isso a Ditadura Militar durou tanto tempo, pois o povo não sabia da sujeira que eles escondiam debaixo do tapete. E como não houve apuração rigorosa, quando a Ditadura Militar acabou, ficou a impressão de que foram bons governos, que não permitiram nenhum desvio, austeros com a defesa da coisa pública.
A direita, e mais ainda a extrema direita não são capazes de governar sem se envolver em corrupção. Ainda que seja verdade que a esquerda também tem passado por esse mesmo mal.
Por isso, é importante saber que a corrupção é algo inerente a este sistema, que dificilmente algum governo passará sem ter casos de corrupção em sua gestão.
Mas, também é importante saber que a corrupção não é o único mal em um governo, mais ainda, nem é o pior que pode acontecer.
Um governo, com um regime autoritário, que cerceia a imprensa e meios de comunicação de divulgar fatos, que persegue quem solta panfletos, faz divulgação por redes sociais ou manifestação contra fatos graves, será um governo muito pior do que governo corrupto.
Portanto é muito importante repudiar a corrupção, mas é preciso repudiar o autoritarismo. Vamos sempre dizer, olhando para o passado: Ditadura Nunca Mais!