Matéria do ICL Notícias informa que a reunião extraordinária do Conselho de Administração da Caixa, marcada para ontem, 18 de março, não se realizou. Na pauta dessa reunião, transferência da administração das loterias federais da Caixa para a subsidiária Caixa Loteria S.A. Vídeo publicado em 16 de março pelo atual representante eleito pelos empregados no Conselho de Administração, Messias Bastos, denunciara a iniciativa. Em sua fala, o Conselheiro relatou ter questionado, formalmente, a direção do banco a respeito dessa medida.
Caixa Loteria S.A.
Segundo Messias, a Caixa Loterias, subsidiária criada em 2016 durante a gestão Temer, foi colocada em condição não operacional em 2023, uma vez que a intenção de Rita Serrano, presidenta da Caixa no ano passado, era manter a gestão das loterias no banco. Com a substituição de Rita Serrano por Carlos Vieira, atual presidente, a hipótese de transferência da administração das loterias a essa subsidiária teria sido retomada.
A transferência da administração de serviço a uma sociedade anônima permitirá, a exemplo do que já ocorre com a Caixa Seguridade, a entrada de sócios privados. Os novos sócios faturarão em operação consolidada há décadas e que depende, essencialmente, da credibilidade de quem a opera, no caso a Caixa.
Íntegra do vídeo de Messias
https://www.youtube.com/watch?v=wipRBvGN1eo&ab_channel=CartaCapital