Sistema adotado é de comando de débitos antes do crédito em cada conta. Conselheira recém-eleita cobra esclarecimentos.
O crédito de benefícios de aposentados e pensionistas de planos Funcef deve ocorrer no dia 20 de cada mês ou, se dia não útil, naquele imediatamente anterior. No entanto, o horário para sua efetivação tem sido incerto e não sabido. Por outro lado, débitos programados para esse dia são comandados assim que aberto o processamento, antes mesmo do crédito. Resultado: débitos não efetivados por conta de saldo insuficiente, conta zerada, utilização indevida de crédito rotativo.
Diz a Funcef em nota publicada em seu portal, sob o título “Crédito do benefício Funcef é feito ao longo do dia”, ilustrada com foto de um sorridente senhor de cabelos brancos, que “desde a folha de abril, o crédito em conta é realizado por meio de um novo sistema (…) Mais seguro, o novo sistema não traz qualquer prejuízo ao participante da Fundação, que poderá continuar tendo acesso às informações de crédito do benefício no contracheque”. Acesso à informação do crédito, mas sem acesso ao crédito, traduz o entendimento da Funcef relativamente ao “sem prejuízo”.
Questionamento
Fabiana Matheus, conselheira eleita que tomou posse no final de maio, encaminhou à Funcef pedido de esclarecimentos. Em sua mensagem, Fabiana destacou “que no mês de maio tivemos vários relatos de participantes aposentados e assistidos com problemas no saldo de conta, tendo em vista o benefício não estar em lançamento futuro e o crédito acontecer ao longo do dia”, o que se repetiu neste mês. Em resposta, a Diretoria de Benefícios informou que “a FUNCEF e a Instituição Financeira estão avaliando a possibilidade de o crédito ocorrer a partir das 6h.”.
Fabiana solicitou que informações sejam apresentadas na reunião do Conselho Deliberativo marcada para segunda-feira 24 de junho.
A ver.