Em nota de 9 de setembro, a Funcef anunciou nova tabela de juros para as operações com participantes (empréstimos), modalidade CrediPlan variável.
Segundo a fundação, as novas taxas, aprovadas pela diretoria-executiva, “refletem o cenário de alta da taxa Selic”. Para as novas contratações do CrediPlan as prestações serão corrigidas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e juros anuais de 7,67%, para contratos com amortização em até 24 meses, a 8,28%, para aqueles com amortização entre 97 a 120 meses.
Diz ainda a Funcef que resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) “determina que os encargos nessas operações não podem ser inferiores à meta atuarial, que é a rentabilidade mínima necessária para que os planos cumpram todos os seus compromissos futuros.” Em verdade, a resolução está muito longe de ser quebrada, pois a meta atuarial dos planos Funcef é de INPC mais 4,5% ao ano, taxa bem inferior àquelas definidas para os empréstimos.
Operações com Participantes trazem excelentes resultados. Observado período 2014-2021, superaram a rentabilidade consolidada dos planos, na qual se consideram todos as aplicações e investimentos, significativamente em 2014, 2015, 2016 e 2021. Rentabilidade inferior à meta atuarial, nesse período, foi constatada apenas em 2015.
Operações com taxas de juros fixas estão suspensas. Antecipação de 13º, também suspensa, deverá ser restabelecida, mas com taxas variáveis.