ArquivosCaixaEconomiaMovimento

Bancários: em 6 anos, correção salarial acumulada acima da inflação é inferior a 1%

Em 1º de setembro de 2021 os salários dos bancários serão reajustados em 10,97%. A correção corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de setembro de 2020 a agosto de 2021, 10,42%, com adicional de 0,5%, como se estabeleceu em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com vigência até agosto de 2022. Desde 1º de setembro de 2016, a correção salarial definida em CCT acumulou 36,9% ante inflação, medida pelo INPC, de 35,69%.

O ganho real em seis anos foi de apenas 0,89%, ou 0,148% ao ano. Reg/Replan Não Saldado Aposentados e pensionistas do Reg/Replan Não Saldado terão seus benefícios reajustados também em 1º de setembro. O artigo 78 de Reg/Replan garante que “as SUPLEMENTAÇÕES serão reajustadas em conformidade com as condições e índices aplicáveis aos empregados do PATROCINADOR, e nos mesmos meses dessa variação”.

Bancos comemoram

Apenas para destacar um dos indicadores mais observados por instituições financeiras, os cinco maiores bancos, que formam o oligopólio do setor financeiro, comemoram rentabilidade na casa das dezenas a cada ano na série iniciada em 2016, exceção aos 7,5% e 6,6% do Banco do Brasil e Caixa naquele ano. Mesmo durante a pandemia, em que empresas quebraram e famílias, entre outras agruras, convivem com o desemprego, a rentabilidade dos bancos é irretocável.

Qual é a sua reação?

Animado(a)
0
Gostei
0
Apaixonado
0
Não gostei
0
Bobo(a)
0

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Arquivos