Caixa

Despesa de pessoal na Caixa cresce menos que a inflação em 2021 e é superada pela arrecadação com tarifas. Clientes são mais de 145 milhões.

Terceiro de uma série de cinco artigos destacando resultados da Caixa em 2021. No artigo de segunda-feira (28), fundos de investimentos e fundos sociais administrados pela Caixa.

Em 2021, a Caixa contabilizou R$ 23,8 bilhões em receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias, R$ 397,2 milhões acima do contabilizado em 2020. No grupo serviços de governo foram R$ 8,1 bilhões, 33,9% do total arrecadado. Contribuíram, mais uma vez, receitas com a administração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), R$ 2,643 bilhão, Loterias Federais, R$ 1,978 bilhão, e transferência de benefícios, R$ 1,292 bilhões. Essas rubricas totalizaram R$ 5,9 bilhões, ou 24,7% do montante de receitas e tarifas.

No grupo tarifas, R$ 15,7 bilhões, dos quais R$ 4,4 bilhões na rubrica conta corrente e tarifas bancárias (tabela 1).

Despesa de pessoal

A exemplo do que se observa nas demais instituições do oligopólio bancário – Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil – o arrecadado com prestação de serviços e tarifas rotineiramente supera o total da despesa de pessoal. Essas instituições não dependem da atividade-fim, a intermediação financeira, para bancar tal custo.

Em 2021, a despesa de pessoal da Caixa totalizou R$ 23,2 bilhões, valor 2,15% superior ao do mesmo período de 2020, R$ 22,7 bilhões. Essa variação percentual é inferior à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC),10,16% em 2021. Em termos reais, houve redução da despesa.

Em suas demonstrações contábeis, a Caixa informa ter contratado 7.766 empregados e terceirizados. No Relatório da Administração, a Caixa registra, em 2020, 81.945 empregados e, em 2021, 86.004, mais 4.059. Mesmo contratando, o total de empregados no banco está muito abaixo dos 100.677 de dezembro de 2014, embora o número de clientes tenha dobrado.

Rede de atendimento, clientes e contas

O número de agências permanece inalterado, 3.372. Aumentou o número de postos de atendimento bancário: em dezembro 2020, 895 e no mesmo mês de 2021, 906. Neste mês, 145,9 milhões de clientes, dos quais 144,3 milhões no segmento de pessoa física e 1,847 milhão no de pessoa jurídica. Há 216 milhões de contas, sendo 200 milhões poupanças e 15,8 milhões correntes. Em sua rede de atendimento, incluem-se 13.422 revendedores lotéricos, 366 mais que os 13.056 de dezembro de 2020. Como se sabe, lotéricos atuam como agências bancárias, mas sem as mesmas exigências quanto à segurança e sem o reconhecimento da condição de bancários de seus trabalhadores. Estão cadastrados, ainda, 9.049 correspondentes CAIXA Aqui.

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